22.7.10

Defesa de dissertação

Após dois anos de pesquisa e muitas entrevistas com profissionais do meio televisivo, a dissertação Canal Futura: Um projeto de identidade para a população brasileira chega à sua etapa final. O trabalho é uma análise da inserção de projetos de motion graphics na história do design gráfico brasileiro e dos vários conceitos de identidade ligados à concepção de projetos gráficos. O foco da pesquisa é a criação de identidades corporativas “em movimento” e suas relações com os campos de estudo do design. Acreditamos que os processos de identificação concebidos para o Canal Futura nos aproximam dos mais variados sistemas, analógicos ou digitais, de comunicação. Para o aprofundamento da discussão sobre projetos de identidade corporativa televisiva são formulados dois conceitos classificatórios: o conceito de identidade corporativa aberta ou de convivência dialógica e o conceito de identidade corporativa fechada ou de emissão unidirecional. O primeiro conceito implica negociação entre diferentes identidades visuais e o segundo baseia-se no confronto entre diferentes linguagens. Tais conceitos se fundamentam nas linhas teóricas dirigidas às identidades contemporâneas, tanto coletivas quanto individuais.