Quando recebemos em nossas casas um catálogo impresso, não nos damos conta da real complexidade de seu projeto gráfico. O segredo da eficiência deste tipo de publicação está, muitas vezes, em saber "pecar por excesso", conseguir fazer com que todas as informações referentes a cada produto possam ser percebidas. Em um catálogo de produtos nada deixa de ter importância: a produção e tratamento das imagens, os textos que apresentam e valorizam cada peça, além do preço e formas de pagamento. Sem esquecer os "splashes" que trazem informações do tipo: "exclusivo!", "últimos dias!" ou "oportunidade imperdível!". As imagens podem se dividir entre informativas-atrativas e de "mood" (clima), isto é, intercalam-se as fotos dos produtos vendidos com imagens de gente feliz ou de ambientes ligados ao uso desses mesmos produtos. Tudo deve se relacionar com a satisfação do leitor/possível consumidor. Quanto melhor for este relacionamento, maior será a venda.
As imagens acima apresentam dois bons produtos para essa forma de comunicação visual: jóias e livros!
A Reader's Digest, um de nossos maiores clientes, é mestre na arte de vender através de catálogos. Há décadas, a empresa investe e fatura alto com o mercado de venda à distância. A Carmen Torras, sócia do Gabinete de Artes, trabalhou durante 6 anos na Reader's, coordenando os projetos gráficos da empresa.