21.9.12

Como era mesmo a marca da Bienal?

Você saberia reconhecer a identidade visual de um grande evento, como a Bienal de São Paulo, não é? Pois, pelo menos 9 publicações digitais não souberam ou, simplesmente, não quiseram. Entre eles estão o site Puma Social Guide, a revista do Cupom.com, o NO220, o jornal digital Brasil 247, o guia Indice Paulistano e o Guia do Pedaço de Vila Mariana.

Em agosto de 2011, o Gabinete de Artes apresentou uma proposta de marca como parte da inscrição no workshop #id30bienal. Acabamos não participando e postamos aqui no blog a nossa ideia (em "Proposta de marca: 30ª Bienal de São Paulo"). Não é incrível que vários meios de comunicação eletrônicos estejam aplicando a nossa proposta no lugar da identidade oficial da Bienal?

A questão é, que para aplicar a nossa proposta de marca, eles precisaram entrar no blog, fazer o download do arquivo, recortar a imagem e salvá-la novamente sem os nossos créditos. Qual o motivo que essas pessoas teriam para tanto trabalho? Uma explicação pode ser o fato da nossa marquinha, mesmo sendo apenas um estudo, ter ficado bem simpática. Outra hipótese é que o projeto de identidade da Bienal não tenha sido compreendido por muitos como a imagem gráfica do evento. Das duas, uma!

Seguem abaixo algumas variações da marca oficial da 30ª Bienal de São Paulo, que acontece de 7 de setembro a 9 de dezembro no Parque do Ibirapuera.