http://www.gabinetedeartes.com.br/downloads/futura.zip
brasileira. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de
Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
O foco desta dissertação é o processo de criação de projetos de identidade corporativa
na área do motion graphics e suas relações com os campos de estudo do design.
A escolha do Canal Futura como objeto de pesquisa para dissertação de mestrado
em design é explicável tanto pelas características singulares do seu projeto de
identidade corporativa quanto pela relevância da instituição no cenário nacional,
levando-se em conta a inserção desse estudo na linha de pesquisa História do Design
Brasileiro, integrada ao Programa de Pós-graduação em Design da ESDI/UERJ.
Acreditamos que a análise dos processos de identificação do Canal Futura nos auxilia
na aproximação das atividades do design voltadas à aquisição de informações em
sistemas, analógicos ou digitais, de comunicação. Identificamos uma série de fatores
que, combinados, pareciam promover o desenvolvimento de um ambiente favorável a
experimentações no campo do design da informação. Tais fatores foram divididos em
três grupos principais, ligados respectivamente aos objetivos originais do Canal
Futura, à contextualização do período pesquisado e ao projeto de identidade
corporativa desenvolvido pela agência de design francesa, Gédéon. Nosso objetivo
será analisar os fatores identificados, para em seguida, apresentar os resultados dessa
combinação sob a ótica do design. Para avançarmos na discussão sobre projetos de
identidade corporativa televisiva será necessária a introdução de dois conceitos
classificatórios: o conceito de identidade corporativa aberta ou de convivência
dialética e o conceito de Identidade corporativa fechada ou de emissão unidirecional.
O primeiro conceito implica negociação entre diferentes identidades visuais enquanto
o segundo baseia-se na confrontação de diferentes linguagens. Relacionaremos
esses conceitos às linhas teóricas voltadas às identidades contemporâneas, tanto
coletivas quanto individuais
.
Palavras-chave: Identidade corporativa. Brasil. Motion graphics. Design da informação.
Design gráfico brasileiro