12.11.10

Link da dissertação

Segue o endereço para download da dissertação Canal Futura: Um projeto de identidade para a população brasileira (arquivo em PDF / 3.9MB)

http://www.gabinetedeartes.com.br/downloads/futura.zip

SANDE, Axel Hermann. Canal Futura: um projeto de identidade para a população

brasileira. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de

Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.


O foco desta dissertação é o processo de criação de projetos de identidade corporativa

na área do motion graphics e suas relações com os campos de estudo do design.

A escolha do Canal Futura como objeto de pesquisa para dissertação de mestrado

em design é explicável tanto pelas características singulares do seu projeto de

identidade corporativa quanto pela relevância da instituição no cenário nacional,

levando-se em conta a inserção desse estudo na linha de pesquisa História do Design

Brasileiro, integrada ao Programa de Pós-graduação em Design da ESDI/UERJ.

Acreditamos que a análise dos processos de identificação do Canal Futura nos auxilia

na aproximação das atividades do design voltadas à aquisição de informações em

sistemas, analógicos ou digitais, de comunicação. Identificamos uma série de fatores

que, combinados, pareciam promover o desenvolvimento de um ambiente favorável a

experimentações no campo do design da informação. Tais fatores foram divididos em

três grupos principais, ligados respectivamente aos objetivos originais do Canal

Futura, à contextualização do período pesquisado e ao projeto de identidade

corporativa desenvolvido pela agência de design francesa, Gédéon. Nosso objetivo

será analisar os fatores identificados, para em seguida, apresentar os resultados dessa

combinação sob a ótica do design. Para avançarmos na discussão sobre projetos de

identidade corporativa televisiva será necessária a introdução de dois conceitos

classificatórios: o conceito de identidade corporativa aberta ou de convivência

dialética e o conceito de Identidade corporativa fechada ou de emissão unidirecional.

O primeiro conceito implica negociação entre diferentes identidades visuais enquanto

o segundo baseia-se na confrontação de diferentes linguagens. Relacionaremos

esses conceitos às linhas teóricas voltadas às identidades contemporâneas, tanto

coletivas quanto individuais

.

Palavras-chave: Identidade corporativa. Brasil. Motion graphics. Design da informação.

Design gráfico brasileiro